Quanto peso tenho carregado?

Quanto peso tenho carregado?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O dom da dedicação

"A única coisa que separa um amador de um expert é a dedicação. Qualquer um pode ser um gênio se dedicar o tempo apropriado e manter o foco em se aprimorar. O melhor de tudo é saber que nunca é tarde.

Sempre ouço pessoas dizendo que não começam a aprender uma nova língua ou um instrumento musical porque deveriam ter iniciado mais cedo, quando crianças. Pior, escuto pessoas extremamente capazes dizendo que não têm talento natural para uma determinada atividade. Muito provavelmente essas pessoas estão enganadas e subestimam a própria capacidade. Se você tiver 30 anos e começar a aprender piano seriamente amanhã, chegará aos 50 anos de idade com 20 anos de prática e poderá ser um prodígio. Se começar com 50, aos 70, será um dos melhores pianistas da terceira idade. A idéia de que qualquer pessoa tem o potencial para se tornar um expert ou adquirir uma habilidade tem recebido cada vez mais fundamentos científicos.

Com exceção das limitações físicas de cada indivíduo, acredita-se que os ditos “dons naturais” sejam mera consequência da capacidade de concentração em uma determinada atividade. O talento parece ser resultado direto da dedicação, ou do desejo de fazer melhor. Em teoria, qualquer pessoa com dedicação suficiente para melhorar em uma atividade ficará melhor nela com o tempo. Essa conclusão vem do trabalho do neurocientista K. Anders Ericsson, da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA.

Anders estuda gênios, prodígios e experts por mais de 20 anos. Observando o processo de aprendizagem desses “talentos”, concluiu que não basta apenas a repetição incansável, mas procurar por um nível de controle em cada aspecto da atividade escolhida. Ou seja, cada sessão é uma tentativa de fazer melhor que a anterior. A maioria dos amadores chega somente até um estágio de conforto e não dedica tempo suficiente para melhorar. A falta de ambição nos torna medíocres.


A implicação dessa observação é simples. Qualquer um determinado a gastar mais tempo em uma atividade, procurando melhorar a cada repetição, pode se tornar um expert – brilhante até. Portanto, a parte genética ou o ambiente do indivíduo não contribui mais do que para 1% do sucesso. É possível que esse 1% seja o diferencial para ser o melhor do mundo, mas não contribui para você se tornar brilhante em alguma atividade. Veja no gráfico acima que a maioria das pessoas acaba em três categorias ao começar uma atividade nova: expert, amador ou desistente. Os desistentes são aqueles que decidem que não vale a pena continuar. A classe dos amadores é intrigante, pois são os que ficam satisfeitos com o nível em que estão. Reconhecemos esse padrão quando falam “Sei que poderia fazer isso de outra forma, mas está funcionando assim então não vou mudar”. Em outras palavras, eles passaram a desgastante fase inicial e não querem entrar numa outra fase de estresse.

Ao meu ver, esse é o grande diferencial dos experts. O salto para longe do amadorismo e zona de mediocridade consiste em quebrar a barreira da paixão. A atividade fica tão prazerosa que nos apaixonamos por ela. E é esse sentimento, essa sensação que nos motiva a seguir melhorando."

(Texto de Alysson Muotri G1 |categoria Espiral - Para visualizar direto do site clique aqui: http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/08/15/o-dom-da-dedicacao/)

22° Dia do meu Desafio de Natal - 10kg - Dia 02/12/2013

# Insanity + Low Carb - Minhas regras:

• 1- Oração - ok
• 2- 2 litros de água por dia obrigatório - ... Estou tentando!

• 3- 30 minutos de Insanity por dia - Comecei o dia com uma colher de sopa de azeite em jejum e 1 hora de exercícios, 30 minutos de Elíptico mais 30 minutos Insanity em cima do mini trampolim, depois banho refrescante e almoço low Carb...



• 4- Limitar o uso de farinha de castanhas a 2 colheres de sopa por dia - ok.
• 5- Porção única de frutas por dia com baixo carboidrato - ok.
• 6- Apenas 1 copo de Leite com zero lactose por dia - ok.
• 7- Praticar Tai chi chuan todos os dias - ok.
• 8- Ler um livro por dia - Livro de hoje: Estou lendo ainda... "Desperte e Fortaleça sua Mente" de Marc Salem sobre Linguagem corporal.
• 9- Só me pesar no fim do desafio - Me pesei, emagrecendo \o/ \o/ \o/

Cardápio de hoje até agora!



O que é bom merece BIS! Bife de frango empanado com farinha de castanha de caju e queijo parmesão, se você ainda não experimentou não sabe o que está perdendo, humm! Por isso que eu amo minha dieta Low Carb/Paleo!!! Me pesei hoje! emagrecendo!!! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

21° Dia do meu Desafio de Natal - 10kg - Dia 01/12/2013

# Insanity + Low Carb - Minhas regras:

• 1- Oração - Missa de Domingo! ok
• 2- 2 litros de água por dia obrigatório - ok.

• 3- 30 minutos de Insanity por dia - Não treinei, domingo de descanso forçado, o corpo exigiu! Aproveitei para montar minha singela árvore de natal, pois hoje é o dia certo!



• 4- Limitar o uso de farinha de castanhas a 2 colheres de sopa por dia - ok.
• 5- Porção única de frutas por dia com baixo carboidrato - ok.
• 6- Apenas 1 copo de Leite com zero lactose por dia - ok.
• 7- Praticar Tai chi chuan todos os dias - ok.
• 8- Ler um livro por dia - Livro de hoje: - Biblio En Esperanto (refoje).
• 9- Só me pesar no fim do desafio - ok