Quanto peso tenho carregado?

Quanto peso tenho carregado?

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Funções e importância da vitamina D


A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangue é de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:

Ajuda a emagrecer
Ajuda no crescimento
Fortalece dentes e ossos
Ajuda na hipertrofia
Diminui a acne
Melhora a fertilidade
A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária e deve ocorrer no início da manhã, antes das 10h ou no final da tarde, após as 16h, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Mas, para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo, o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência.

Doenças causadas pela falta de vitamina D

As doenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser:

Raquitismo
Osteomalácia
Osteoporose
Alterações ósseas importantes, como baixa estatura e pernas tortas
Fragilidade dentária
Quando tomar a vitamina D pura

Só deve-se tomar a vitamina D pura quando o médico orientar. Geralmente, há indicação para suplementação de vitamina D quando o indivíduo possui carência vitamina D no sangue, ou como forma de prevenção, como ocorre em locais muito frios, onde a exposição solar é mais difícil.

Efeitos nocivos do excesso de vitamina D

Os efeitos nocivos relacionados ao excesso de vitamina D no organismo são o aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode gerar doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.

As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos. Os cogumelos, quando expostos à luz ultravioleta, também aumentam a quantidade de vitamina D.

Outros alimentos fontes de vitamina D são:

Óleo de fígado de bacalhau
Atum enlatado em água
Sardinhas enlatadas em óleo
Leite, iogurte e queijos
Carne ou fígado de vitela
Gema de ovo
Alguns cereais enriquecidos
Poucos alimentos contêm vitamina D naturalmente. Mas, existe a opção de se consumir alimentos enriquecidos com a vitamina D, como podemos facilmente encontrar nas manteigas e nos iogurtes, por exemplo.