Quanto peso tenho carregado?

Quanto peso tenho carregado?

Pode

Água


Não só pode, como deve! Mas cuidado! Beber água em excesso faz mal à saúde. Especialistas recomendam só beber água quando sentir sede ou sentir a boca seca. Segundo eles quando um indivíduo bebe água demais, seus níveis de sódio ficam muito baixos e pode ocorrer tremor, confusão, perda da memória e até mesmo o coma. Quem segue uma dieta rica em proteína não pode deixar de beber água, mas quanto?

A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2.7 litros e para homens 3.7 litros por dia. Mas essa quantidade inclui a água presente na alimentação como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida. Essa quantidade pode variar conforme a temperatura ambiente, tipo de atividade diária e se o indivíduo faz exercícios ou não.

Mas os especialistas alertam também para o perigo de não beber água suficiente, pois beber água é importante para manter o organismo hidratado. Ao sentir a pele e os cabelos muito secos, este pode ser um sinal de que é necessário beber mais água. Mas se sentir o estômago pesado e notar um certo inchaço corporal, talvez seja hora de diminuir um pouco o consumo de água. Qual a hora correta para tomar água?

• 2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
• 1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
• 1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
• 1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.
• E quando sentir sede.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Frutas Vermelhas


"Se você precisa perder peso ou já tem resistência à insulina (glicose no sangue já se alterando, mas ainda sem diabetes), consumir frutas com moderação, sabendo-se que as seguintes frutas são as que menos alteram a glicose e a insulina:

Morangos, Mirtilo (blueberry), framboesas, amoras, pitangas são as frutas que menos contém açúcar
Ameixas, melão, pêssegos e nectarinas, laranjas, bergamotas, maçãs, peras e papaya contém níveis moderados de açúcar. E nesta ordem (ameixas e melão contém menos açúcar)

As seguintes frutas contém muito açúcar, devendo ser consumidas em pequenas porções, ou por pessoas que tolerem uma quantidade maior de carboidratos: bananas, figos, uvas, manga, abacaxi e melancia. Mas lembre-se, é tudo uma questão quantidade. Uma bergamota ou um pedaço de mamão (ao invés de uma metade inteira) terá pouco impacto. Já uma única banana, por exemplo, contém cerca de 24g de açúcar. Não poderia deixar ainda de mencionar as frutas virtualmente SEM açúcar: abacate e coco. Um abacate inteiro tem o açúcar de 2 ou 3 morangos. Estou falando das frutas naturais, e não de conservas, coco adoçado ou ameixas secas." Para saber mais clique "aqui".

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Verduras


As verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças. Por exemplo, espinafres crus dão-lhe a dose diária de vitamina A, que é crucial para ter uma pele saudável, olhos e dentes. Esses alimentos devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças. Eles estão inseridos no grupo dos alimentos chamados de reguladores e recebem esse nome porque regulam as funções do organismo, como por exemplo, facilitam a digestão, a absorção dos demais nutrientes, protegem a pele, a visão, os cabelos, os dentes, aumentam a resistência contra infecções, melhoram o funcionamento intestinal, entre outras.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Proteínas


Ingerir apenas alimentos que fornecem principalmente proteínas pode levar ao emagrecimento rápido, dando mais motivação. A possibilidade de comer os alimentos desse grupo à vontade (desde de que você não consuma carboidratos), em qualquer quantidade e horário, também pode ser um incentivo. Devemos consumir proteínas porque são elas que vão “construir” os seus músculos. Quando você malha, você está na verdade ferindo o seus músculos, e é quando eles “cicatrizam” que eles vão crescer. Parece estranho, mas é verdade. Para esse crescimento ocorrer, o seu corpo tem que fazer síntese das proteínas, que vão ajudar na regeneração muscular. Sem as proteínas necessárias, você não vai ganhar músculo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Goji Berry


Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.
Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança. A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
A quantidade de vitamina C já justifica o consumo diário de goji berry e, segundo a nutróloga membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Marcella Garcez, sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente para o organismo do que se fosse realizada em forma de suplementos.
A nutricionista Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life, destaca que pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. (Matéria site Uol)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Castanhas


Aprenda a escolher a castanha que mais faz bem à sua saúde: Que as frutas oleaginosas trazem benefícios à saúde, todo mundo sabe. Ricas em nutrientes como selênio e vitamina E e ajudam a pegar no sono e a controlar o peso.

Por ter uma grande variedade de formas e sabores, as castanhas são consideradas petiscos práticos e saborosos. O jornal britânico Daily Mail fez uma seleção de quais castanhas escolher de acordo com os benefícios que trazem à saúde.

Baixar o colesterol: nozes
Um estudo envolvendo 365 pessoas constatou que aqueles que consomem 30g diárias de castanhas conseguem reduzir até 0,3 pontos no colesterol total em um mês.

Cansaço: castanha de caju
Contêm duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração.

Combater gripes e resfriados: pecans
Cinco pecans contêm cerca de 1/6 da dose diária recomendada de zinco, que é essencial para o funcionamento das células de defesa do sangue, que brigam contra vírus e bactérias.

Perda de peso: amendoins
As gorduras, fibras e proteínas ajudam na sensação prolongada de saciedade, levando a consumir menos guloseimas. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que dietas moderadas em gordura que incluem amendoim e manteiga de amendoim são fáceis de perder peso do que aquelas que não têm essa castanha.

Abaixar a pressão arterial: pistaches
Duas porções que cabem na palma da mão contêm mais potássio do que uma banana e quando constituindo parte de uma dieta saudável, ajuda a controlar a hipertensão.

Prevenir câncer: castanha-do-pará
Fonte de selênio, ajuda a proteger as células, reduzindo o risco de desenvolver certos tipos de câncer como de bexiga e próstata. Duas castanhas-do-pará por dia fornecem mais selênio do que a necessidade diária.

Lidar com diabetes: amêndoas
Rica em fibras e sem carboidratos, as amêndoas reduzem o índice glicêmico da refeição da qual fazem parte e ainda têm magnésio para regular o açúcar no sangue.

Saúde como um todo: avelãs
Rica em gorduras monossaturadas, que são amigas do coração, é uma fonte natural de vitamina E, que protege as células. Ainda contêm fibra, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e biotina, tornando-se um alimento saudável.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Azeite de oliva


O azeite de oliva possui importantes propriedades e pode ser usado na medicina, na alimentação e na estética e beleza. Normalmente é utilizado como um simples tempero.Porém, o fruto da oliveira tem ação fundamental e comprovada no combate a doenças cardíacas, para a redução do colesterol e também auxilia na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pode ser usado para auxiliar na redução de peso: tomar uma colher de sopa de azeite em jejum pela manhã acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias em excesso.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Abacate


O ácido oleico (a mesma do azeite de oliva), composto rico em gorduras monoinsaturadas presentes no abacate, é capaz de enganar a fome. A polpa da fruta é riquíssima dessa belezinha. Primeiro: ele baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo (além de manter sua taxa de açúcar, caso você tenha diabetes). Segundo: Também aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate, auxiliando na “chapeação” da barriga. Terceiro: ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Termogênicos


"O termogênico aumenta a capacidade de desprender calorias e eleva a temperatura interna do corpo" Explicou o endocrinologista Tércio Rocha, mas "Sem exercícios, o termogênico não ajuda em nada", ressaltou Rocha.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Manteiga


"Descobriu-se que além do sabor e de ser um alimento (e não um produto alimentício, alô?!), ela contém muito mais que se imaginava, podemos ver que a super deliciosa contém ácido burítico (bom para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas) e ainda ajuda a prevenir a artrite e osteoporose, além de doenças na tiroide e outras. Ufa!" (Carol Morais)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Adoçantes!?



Adoçantes - Se puder viver sem, melhor! Estevia é natural, mas é ruim, mel engorda igual açúcar, entre todos os adoçantes o que parece mais seguro no momento é a sucralose, mas o que é a sucralose?

A sucralose é um adoçante, derivado da cana-de-açúcar, a qual é quimicamente modificada com o acréscimo de átomos de cloro, dando origem a um composto 600 vezes mais doce do que o açúcar; como não pode ser metabolizado, é considerado não calórico. É talvez o adoçante artificial não-calórico considerado mais seguro. Pode ser utilizados por diabéticos e fenilcetonúricos. Possui sabor semelhante ao do açúcar, sem deixar sabor residual amargo. Pode ser utilizados para adoçar bebidas quentes e frias.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vinho seco


O resveratrol, antioxidante encontrado na casca da uva, impede o armazenamento de gordura. Estudos mostram que as pessoas os que bebem vinho de forma moderada possuem cinturas mais estreitas do que os que ingerem outro tipo de bebida alcoólica. Um copo de vinho por dia pode aumentar a queima de calorias.